Páginas

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

INDICADORES PARA LEITURA DE UM RAIO X DE TORAX - COMO LER RAIO X DE TORAX

SEGUE ABAIXO ALGUNS INDICADORES PARA LEITURA DE UM RAIO X DE TORAX

Essas dicas são básicas. Porém úteis na leitura de uma placa de tórax.

Então vamos as dicas para leitura. Vou enumerá-las porque penso ser mais didático no aprendizado.

1. Verifique se a placa apresenta o torax em sua totalidade. Muitos operadores de RAIO X, por estarem com pressa em seu serviço, não tiram boas placas e muitas vezes o torax nao se encontra totalmente dentro da placa.

2. Devo saber identificar os vertices e os angulos costo e cardiofrenicos.

3. Saber se é uma RX PA ou AP. Isso não é dificil na PA vemos as Escapulas por fora, na AP estão para dentro. outra coisa também usado são claviculas, na posição AP estão mais horizontais que na AP. 

  
Vejam que essa placa não abarca o tórax em sua totalidade.. não vemos os ângulos, e não serve para uma boa avaliação do paciente.

4. Se está centrada ou não. Para isso vemos a distancia entre as clavículas e a apófise Espinosa da vértebra Devem estar equidistantes. 

5. Devo verificar a dureza da placa. Se esta muito ou puco penetrada. Devemos ser capazes de visualizar a sombra da coluna vertebral apenas nas suas porções mais superiores (figura abaixo). Exames onde a coluna é visualizada na sua totalidade estão muito penetrados, a não ser que tenham sido realizados em filmes especiais, ditos assimétricos, ou com sistema digital, onde é possível a visualização de toda a coluna e das linhas mediastinais.



6. Devem estar em inspiração profunda. 

7. Preferencialmente de Pé. Se o paciente pode ficar nessa posição, pois a casos que a placa é feita com o paciente deitado. Se o exame está bem inspirado, devemos ter de 9 a 11 costelas posteriores projetando-se sobre os campos pulmonares.


Px artigo: Sistematização da interpretação da radiografia simples do tórax 

Luiz Gustavo 
É Medico Interno. E se dedica a escrever artigos para auxiliar aos estudantes no aprendizado.
Contatos e dicas: lgnsantos@hotmail.com


Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário