Curso de ECG - Análise de Eletrocardiograma
1º Parte - Analise de Eletrocardiograma
. Idade.
. Localização do Ritmo: Onda P + em DI, DII e AVF. Se tiver uma onda P negativa em qualquer uma dessas derivações não temos um ritmo sinusal.
. Freqüência Cardíaca: deve estar entre 60 a 100bpm. Temos vários cálculos um deles é pegar 1500 / distancia entre duas ondas R-R; Ex. 1500 / 22 = 68bpm. Quanto maior a distancia entre as ondas R menor será os bpm, e quanto menor o espaço entre as ondas R, maior será o bpm.
. Sobrecargas Atriais: Ver as ondas P que significa uma expressão elétricas dos Átrios(direito e esquerdo). Onda P melhor visualizada em DII e V1. Ela deve ser < 0,12s e nem >2,5mv.
Sinal de Morris= Se tem uma onda P + e outro - esta não pode ser maior que 1 quadrado, que indicaria sobrecarga atrial.
. Nódulo Atrioventricular: Intervalo PR. Responsável pela conexão elétrica entre os átrios e os ventrículos. Este nódulo(AV) tem a capacidade de reduzir a condução desse estimulo (condução decremental). Dura de 0,10 a 0,20s.
. Bloqueio de Ramo: O complexo QRS é a expressão da contração ventricular. Ele nao pode Chegar a 0,12s , ondas Q nao ter 1 quadrado de largura nem mais que 1/3 da amplitude do QRS.
. Localização do Eixo do QRS.
. Sobrecargas Ventriculares.
. Repolarização.
Luiz Gustavo
Aluno Medicina Ucebol - Bolívia
Promotor
Assessor novos Alunos.
0 comentários:
Postar um comentário